PROJETOS
 
Ao selecionar a turma você terá acesso a todos os projetos relacionados a mesma.
 
2º Anos A e B
Porque escrever a mão ajuda o cérebro a trabalhar!

Porque escrever a mão ajuda o cérebro a trabalhar!

Os alunos dos segundos anos demonstraram muito gosto, interesse e curiosidade a letra cursiva (emendada), assim para deixá-los mais incentivados as professoras proporcionaram a festa do caderno de caligrafia. Com direito a balões, escrita cursiva na lousa digital, muitas fotos e principalmente o caderno como presente desse momento. O objetivo do caderno é para mostrar o traçado correto das letras e deixar à escrita e leitura mais fluente com soltura e agilidade.

A memória e a criatividade têm uma relação direta com o movimento da escrita! Escrever à mão sempre foi parte essencial da cultura e da formação dos indivíduos. Mesmo com toda a tecnologia disponível, é imprescindível ter o hábito de usar papel, lápis e caneta.

Escrever à mão envolve vários sentidos, além de ativar uma ligação direta com o cérebro, que recebe um feedback das ações motoras juntamente com a sensação do toque do lápis e do papel para depois nossa visão reconhecer a letra caligrafada. E essa escrita é fundamental para o desenvolvimento das crianças.

A ciência mostra que a escrita à mão também desenvolve músculos, articulações e que a caligrafia individual pode revelar distúrbios nervosos em estágio inicial. Inclusive, é possível distinguir cada um dos alunos pela sua caligrafia e até perceber a personalidade de cada um, tal como sua concentração e estado emocional.

Um fato curioso é que os jovens dessa geração podem produzir horas de textos em blogs, internet, redes sociais e trocando mensagens. No entanto, a grande maioria demonstra dificuldade em escrever à mão, tal como produzir diferentes tipos de textos e redações.

Outro benefício da escrita à mão, também comprovado cientificamente, está relacionado ao aprendizado de novos idiomas. Essa ação torna-se mais simples e efetiva quando o aluno memoriza a forma da letra juntamente com a pronúncia e o respectivo movimento da mão.

Portanto, é cientificamente comprovado que a aprendizagem está diretamente relacionada às atividades motoras, seja escrever, pintar, colorir, desenhar e até fazer trabalhos manuais. Todos esses são exercícios fundamentais para treinar as redes neuronais do cérebro.

Fonte: Trocando ideias e Site Scientific American Brasil.

 
  • Galeria de Fotos (57)
  • Vídeos (0)
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Nenhum vídeo disponível.
 
 
 
ATALHOS
   
   
EVENTOS - Agosto 2018
 
11/08/2018
Dia do estudante
11/08/2018
Atividade com os pais
11/08/2018
11/08 - Encerramento Gincana Cultural
 
 
GALERIA DE FOTOS
 
 
 
 
 
A ESCOLA EDUCAÇÃO ALUNOS FAMÍLIA MATRÍCULAS
APM
Direção
Estrutura Física
Histórico
Horários de Atendimento
Onde Estamos
Proposta Pedagógica
Quem Somos
 
Educação Infantil
Ensino Fundamental I
Ensino Fundamental II
Turno Integral
 
Atividades Extra
Biblioteca
Calendário Escolar
Horários de Aulas
Laboratórios de Informática
Lista de Materiais
Planos de Trabalho
Uniforme Escolar
 
Projetos - Turmas
 
Informações
 
Escola Jesus Bom Pastor
Av. São Leopoldo, 458 Bairro São leopoldo - CEP: 95097-350
Caxias do Sul - RS
Fone: (54) 3213-3398
 
Desenvolvido por Ongate