NOTÍCIAS
 
06 Fev, 2018
Turno Integral

ESCOLA FUNDAMENTAL JESUS BOM PASTOR

PLANO DE TRABALHO – 2018

INTEGRAL A, B, C e D

1.         IDENTIFICAÇÃO

            NÍVEL DE ENSINO: Turno Integral                    TURMAS: A, B, C e D           MONITORAS: Maria, Olga, Fernanda e Daiane    

PERÍODO: De 01/02 à 21/12/2018

2.         EMENTA

Desenvolvimento dos educandos de forma completa, em sua totalidade, reorganizando espaços e tópicos do conhecimento num tempo qualificado através de atividades diferenciadas de oficinas pedagógicas e apoio pedagógico, possibilitando as condições de tempo e espaço para uma formação integral, nas potencialidades humanas em seus diferentes aspectos: cognitivo, afetivo e sociocultural.

3. OBJETIVO GERAL

Proporcionar para a criança o seu desenvolvimento integral através de atividades motoras, culturais e de lazer, desenvolvendo suas potencialidades em diferentes aspectos: cognitivo, afetivo e psicomotor.

4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Construir conceitos de cidadania no dia-a-dia dos alunos, levando até eles informações sobre deveres e direitos, contribuindo assim na formação de pessoas conscientes de seu papel na sociedade;
  • Oferecer atividades complementares ao currículo escolar vinculadas ao Projeto Político Pedagógico da Escola;
  • Estimular a autonomia e a organização pessoal e no grupo;
  • Proporcionar jogos de socialização e cooperativos;
  • Participar do momento de contação de histórias através da descrição oral de personagens e situações;
  • Orientar as crianças sobre a importância da higiene e uma boa alimentação para termos uma vida saudável;
  • Descobrir e explorar o seu corpo, utilizando-o como meio de comunicação e expressão;
  • Realizar atividade de volta a calma como forma de relaxar corporalmente;
  • Proporcionar o conhecimento matemático que favoreça o desenvolvimento do seu raciocínio lógico concretamente;
  • Proporcionar a troca de brinquedos entre as crianças;
  • Colaborar na criação das regras para a turma;
  • Desenvolver o espírito de coleguismo, companheirismo e solidariedade;
  • Possibilitar o espaço de construção de conhecimento de forma lúdica;
  • Orientar quanto aos hábitos de higiene diários;
  • Reforçar os estudos com atividades extras;
  • Educar os alunos para o convívio social;
  • Descobrir o conhecimento de forma lúdica e prazerosa;
  • Desenvolver habilidades do educando através da recreação, atividades complementares e convívio em grupo;
  • Melhorar a aprendizagem do aluno no turno regular através do apoio pedagógico

5 .COMPETÊNCIAS

  • Participação em variadas situações de comunicação oral, para interagir e expressar necessidades e sentimentos;
  • Produção de trabalhos artísticos, desenvolvendo o gosto pelo processo de criação e produção;
  • Familiaridade com a imagem do próprio corpo;
  • Brincadeiras com a música, imitação, invenção e criações musicais;
  • Estabelecimento de noções matemáticas presentes no seu cotidiano;
  • Envolvimento em situações onde a criança desenvolva habilidades físicas e expressão corporal;
  • Reconhecimento dos papéis do eu e do outro na comunicação;
  • Utilização da expressão oral para troca de ideias;
  • Compreensão das tarefas;
  • Reconhecimento e nomeação das letras do alfabeto e os números;
  • Realização de atividades de forma lúdica;
  • Expressar vivências cotidianas através de diferentes formas de manifestação do seu grupo e de si mesmo;
  • Desenvolvimento de competências de conhecer, compreender, interpretar, analisar, relacionar, comparar e sintetizar dados, fatos e situações do cotidiano e através dessa imersão adquirir não somente uma qualificação profissional.

6.HABILIDADES

  • Explora as possibilidades de gestos e ritmos corporais para expressar-se nas brincadeiras;
  • Participa de brincadeiras e jogos cantados e ritmados;
  • Manipula diversos materiais, sentindo, rasgando, amassando, juntando, colando, etc;
  • Usa a linguagem nas conversas e relatos de suas vivências;
  • Expressa desejos, vontades, necessidades e sentimentos, utilizando a oralidade;
  • Utiliza a contagem oral em jogos, brincadeiras e músicas;
  • Utiliza sua autonomia e organização nas atividades diárias;
  • Sabe conviver em grupo;
  • Respeita as diferenças;
  • Expressa suas opiniões e ideias perante o grupo;
  • Realiza as atividades propostas;
  • Relaciona-se bem com os colegas;
  • Reconhece os erros e aprende com eles;

7.PLANO DE AÇÃO

 

Turno integral - rotina

  • Acolhida
  • Acompanhamento das tarefas de casa
  • Apoio pedagógico
  • Lanche
  • Intervalo
  • Oficinas pedagógicas
  • Atividades motoras
  • Almoço
  • Higiene
  • Soninho/descanso
  • Jogos pedagógicos
  • Organização para o turno da tarde

 

 

Apoio pedagógico

 

 

 

 

 

  • Atividades que envolvem motricidade fina: recorte, colagem, rasgado, desenhos, pintura, escrita...
  • Atividades que desenvolvem o raciocínio lógico: cálculos, histórias matemáticas, noções operatórias (seriação, classificação, conservação, termo a termo), contagem, comparação...
  • Atividades específicas no processo de alfabetização;
  • Leitura/escrita/interpretação textual;

Atividades motoras

  • Esquema e consciência corporal;
  • Domínio do corpo no ambiente;
  • Habilidades motoras básicas;
  • Coordenação motora ampla e fina;
  • Jogos cooperativos;
  • Jogos com regras;
  • Expressão corporal;
  • Capacidades físicas;

Atividades interdisciplinares

  • Atividades pedagógicas: histórias, desenhos, cartazes, recorte e colagem, dobradura, dança, teatro, produções escritas, leitura, informática....
  • Jogos: memória, raciocínio lógico, atenção e concentração, leitura e escrita...
  • Atividades contextualizadas ao momento: Copa do Mundo;
  • Apreciação do trabalho pedagógico do ano: apresentação dia 08/11;

 

8. ROTINA

9- AVALIAÇÃO

A avaliação do processo de ensino e aprendizagem é contínua, com o objetivo de diagnosticar a situação de aprendizagem de cada aluno em relação à programação curricular. A avaliação no contra turno tem seu fim como procedimento de preparação para o aluno conquistar sua autonomia, visando suas transformações e amadurecimento cognitivo e pessoal, consciente dos seus direitos e deveres como cidadãos, assumindo seus compromissos com o coletivo.

A avaliação do processo de aprendizagem será realizada de forma continua durante todo o ano letivo.

● INSTRUMENTOS

            O principal instrumento de avaliação no contra turno se dá por meio da interação entre monitor/aluno/colega. Nesta convivência diária que podemos avaliar o amadurecimento emocional e cognitivo dos educandos. As atividades diárias aprimoram suas habilidades e vão ao encontro dos objetivos estipulados.

● CRITÉRIOS

Cada aluno atinge os critérios de avaliação conforme os objetivos propostos para as atividades determinadas em sala de aula.

 

 

Cuidando da água

Os estudantes do Turno Integral B estão engajados no cuidado e preservação da água.

Diariamente, por meio de atividades práticas do cotidiano, pode-se observar maior valorização desse bem precioso. É através de atitudes simples, como fechar a torneira ao escovar os dentes ou não brincar com a água ao lavar as mãos que se faz a diferença ao passar dos dias.

Quando a reflexão é colocada na prática, os estudantes conseguem observar as mudanças que o ambiente sofre com a ação de todos nós e, com isso, passam a ter atitudes mais colaborativas com a sustentabilidade do planeta.

 

Aula prática no Laboratório de Ciências

As turmas do integral C e D participaram de uma aula prática muito interessante no Laboratório de Ciências. A intenção é despertar a curiosidade e o cuidado sobre o próprio corpo e o cuidado relacionado à higiene pessoal.

No microscópio, puderam observar como diversos micro-organismos estão presentes no nosso cotidiano. A partir disso, refletiu-se sobre a necessidade de manter o corpo e objetos de uso pessoal limpos.

Foi uma aula muita interativa e dinâmica, com troca de informação e muito aprendizado.

 
  • Galeria de Fotos (78)
  • Vídeos (0)
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Nenhum vídeo disponível.
 
 
 
ATALHOS
   
   
EVENTOS - Maio 2018
 
01/05/2018
01- Dia Trabalhador
12/05/2018
12 - Atividades com as Mães
18/05/2018
Término 1º Trimestre Letivo
19/05/2018
Conselho de Classe
26/05/2018
Nossa Sra. de Caravaggio
28/05/2018
Entrega de pareceres 1º e 2º Ano
29/05/2018
Entrega de pareceres 3º e 4º Ano
30/05/2018
Entrega Pareceres 5º Anos
31/05/2018
Corpus Christi
 
 
GALERIA DE FOTOS
 
 
 
 
 
A ESCOLA EDUCAÇÃO ALUNOS FAMÍLIA MATRÍCULAS
APM
Direção
Estrutura Física
Histórico
Horários de Atendimento
Onde Estamos
Proposta Pedagógica
Quem Somos
 
Educação Infantil
Ensino Fundamental I
Ensino Fundamental II
Turno Integral
 
Atividades Extra
Biblioteca
Calendário Escolar
Horários de Aulas
Laboratórios de Informática
Lista de Materiais
Planos de Trabalho
Uniforme Escolar
 
Projetos - Turmas
 
Informações
 
Escola Jesus Bom Pastor
Av. São Leopoldo, 458 Bairro São leopoldo - CEP: 95097-350
Caxias do Sul - RS
Fone: (54) 3213-3398
 
Desenvolvido por Ongate