NOTÍCIAS
 
06 Fev, 2018
Turno Integral

Explorando os Sentidos

Ouvir o barulho da natureza e do ambiente que está inserido, saborear diferentes tipos de alimentos, cheirar uma flor, um perfume e tantos outros aromas, ver as cores do mundo que nos rodeia, sentir o frio ou o quente, o liso ou o áspero, ou ainda a mão de um amigo fazendo carinho acontece através dos cinco sentidos.

As explorações sensoriais são uma forma de explorar e interagir com o mundo ao nosso redor, proporcionando ao aluno conhecer e desenvolver essas habilidades é importante no desenvolvimento integral das crianças.

Pensando nisso, os alunos do 8º ano oportunizaram aos estudantes do turno integral um momento de experiências envolvendo os sentidos, despertando a curiosidade de forma simples, concreta e prazerosa.

Vejam as fotos logo abaixo!

 

Turno integral aquecendo as manhãs

Não há nada melhor para espantar o frio do nosso inverno do que se divertir juntamente com os colegas.

É assim que os educandos do Turno Integral têm aquecido suas manhãs, com brincadeiras que desenvolvem as potencialidades e as habilidades corporais de forma cooperativa e prazerosa.

Fazer parte do integral é muito legal!

 

 

Dia 03 de setembro - Dia de Maria Boa Pastora

No dia 03 de setembro comemoramos o dia de Maria Boa Pastora. As Turmas do Turno Integral na Capela da Escola puderam entender um pouco mais sobre Maria Boa Pastora  que foi exemplo de expressão de bondade, que apascenta, cuida e guiar seus filhos e ovelhas do seu rebanho.

Com o objetivo e enfatizar as qualidades de Maria Boa Pastora, o Turno Integral  escolar se uniu como uma grande família, para agradecer tantas graças recebidas. Através da Pastoral Escolar, foram conduzidas diversas ações nos ambientes da escola.

 

Semana da Amizade - Turno Integral

Dos dias 16 a 20 de julho, os estudantes do Turno Integral de nossa escola participaram da Semana da Amizade. Uma semana para trabalhar valores e atitudes, além de fortalecer antigas e novas amizades.

Foram realizadas atividades diferenciadas como: a árvore da amizade, diversas brincadeiras e jogos cooperativos, circuito da amizade, história O chá das maravilhas, cineminha, massa de modelar comestível, cartão do dia do amigo, lanche partilhado, entre outras.

Certamente foi uma semana para valorizar os amigos, conviver, respeitar a diversidade, conversar, partilhar, brincar junto, fazer muitas coisas boas juntos.

 

 

ESCOLA FUNDAMENTAL JESUS BOM PASTOR

PLANO DE TRABALHO replica tag heuer golf watches – 2018

INTEGRAL A, B, C e D

1.         IDENTIFICAÇÃO

            NÍVEL DE ENSINO: Turno Integral                    TURMAS: A, B, C e D           MONITORAS: Maria, Olga, Fernanda e Daiane    

PERÍODO: De 01/02 à 21/12/2018

2.         EMENTA

Desenvolvimento dos educandos de forma completa, em sua totalidade, reorganizando espaços e iwc portofino replica tópicos do conhecimento num tempo qualificado através de atividades diferenciadas de oficinas pedagógicas e apoio pedagógico, possibilitando as condições de tempo e espaço para uma formação integral, nas potencialidades humanas em seus diferentes aspectos: cognitivo, afetivo e sociocultural.

3. OBJETIVO GERAL

Proporcionar para a criança o seu desenvolvimento integral através de atividades motoras, culturais e de lazer, desenvolvendo suas potencialidades em diferentes aspectos: cognitivo, afetivo e psicomotor.

4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Construir conceitos de cidadania no dia-a-dia dos alunos, levando até eles informações sobre deveres e direitos, contribuindo assim na formação de pessoas conscientes de seu papel na sociedade;
  • Oferecer atividades complementares ao currículo escolar vinculadas ao Projeto Político Pedagógico da Escola;
  • Estimular a autonomia e a organização pessoal e no grupo;
  • Proporcionar jogos de socialização e cooperativos;
  • Participar do momento de contação de histórias através da descrição oral de personagens e situações;
  • Orientar as crianças sobre a importância da higiene e uma boa alimentação para termos uma vida saudável;
  • Descobrir e explorar o seu corpo, utilizando-o como meio de comunicação e expressão;
  • Realizar atividade de volta a calma como forma de relaxar corporalmente;
  • Proporcionar o conhecimento matemático que favoreça o desenvolvimento do seu raciocínio lógico concretamente;
  • Proporcionar a troca de brinquedos entre as crianças;
  • Colaborar na criação das regras para a turma;
  • Desenvolver o espírito de coleguismo, companheirismo e solidariedade;
  • Possibilitar o espaço de construção de conhecimento de forma lúdica;
  • Orientar quanto aos hábitos de higiene diários;
  • Reforçar os estudos com atividades extras;
  • Educar os alunos para o convívio social;
  • Descobrir o conhecimento de forma lúdica e prazerosa;
  • Desenvolver habilidades do educando através da recreação, atividades complementares e convívio em grupo;
  • Melhorar a aprendizagem do aluno no turno regular através do apoio pedagógico

5 .COMPETÊNCIAS

  • Participação em variadas situações de comunicação oral, para interagir e expressar necessidades e sentimentos;
  • Produção de trabalhos artísticos, desenvolvendo o gosto pelo processo de criação e produção;
  • Familiaridade com a imagem do próprio corpo;
  • Brincadeiras com a música, imitação, invenção e criações musicais;
  • Estabelecimento de noções matemáticas presentes no seu cotidiano;
  • Envolvimento em situações onde a criança desenvolva habilidades físicas e expressão corporal;
  • Reconhecimento dos papéis do eu e do outro na comunicação;
  • Utilização da expressão oral para troca de ideias;
  • Compreensão das tarefas;
  • Reconhecimento e nomeação das letras do alfabeto e os números;
  • Realização de atividades de forma lúdica;
  • Expressar vivências cotidianas através de diferentes formas de manifestação do seu grupo e de si mesmo;
  • Desenvolvimento de competências de conhecer, compreender, interpretar, analisar, relacionar, comparar e sintetizar dados, fatos e situações do cotidiano e através dessa imersão u-boat classico replica adquirir não somente uma qualificação profissional.

6.HABILIDADES

  • Explora as possibilidades de gestos e ritmos corporais para expressar-se nas brincadeiras;
  • Participa de brincadeiras e jogos cantados e ritmados;
  • Manipula diversos materiais, sentindo, rasgando, amassando, juntando, colando, etc;
  • Usa a linguagem nas conversas e relatos de suas vivências;
  • Expressa desejos, vontades, necessidades e sentimentos, utilizando a oralidade;
  • Utiliza a contagem oral em jogos, brincadeiras e músicas;
  • Utiliza sua autonomia e organização nas atividades replica omega constellation gents watches diárias;
  • Sabe conviver em grupo;
  • Respeita as diferenças;
  • Expressa suas opiniões e ideias perante o grupo;
  • Realiza as atividades propostas;
  • Relaciona-se bem com os colegas;
  • Reconhece os erros e aprende com eles;

7.PLANO DE AÇÃO

 

Turno integral - rotina

  • Acolhida
  • Acompanhamento das tarefas de casa
  • Apoio pedagógico
  • Lanche
  • Intervalo
  • Oficinas pedagógicas
  • Atividades motoras
  • Almoço
  • Higiene
  • Soninho/descanso
  • Jogos pedagógicos
  • Organização para o turno da tarde

 

 

Apoio pedagógico

 

 

 

 

 

  • Atividades que envolvem motricidade fina: recorte, colagem, rasgado, desenhos, pintura, escrita...
  • Atividades que desenvolvem o raciocínio lógico: cálculos, histórias matemáticas, noções operatórias (seriação, classificação, conservação, termo a termo), contagem, comparação...
  • Atividades específicas no processo de alfabetização;
  • Leitura/escrita/interpretação textual;

Atividades motoras

  • Esquema e consciência corporal;
  • Domínio do corpo no ambiente;
  • Habilidades motoras básicas;
  • Coordenação motora ampla e fina;
  • Jogos cooperativos;
  • Jogos com regras;
  • Expressão corporal;
  • Capacidades físicas;

Atividades interdisciplinares

  • Atividades pedagógicas: histórias, desenhos, cartazes, recorte e colagem, dobradura, dança, teatro, produções escritas, leitura, informática....
  • Jogos: memória, raciocínio lógico, atenção e concentração, leitura e escrita...
  • Atividades contextualizadas ao momento: Copa do Mundo;
  • Apreciação do trabalho pedagógico do ano: apresentação dia 08/11;

 

8. ROTINA

9- AVALIAÇÃO

A avaliação do processo de ensino e aprendizagem é contínua, com o objetivo de diagnosticar a situação de aprendizagem de cada aluno em relação à programação curricular. A avaliação no contra turno tem seu fim como procedimento de preparação para o aluno conquistar sua autonomia, visando suas transformações e amadurecimento cognitivo e pessoal, consciente dos seus direitos e deveres como cidadãos, assumindo seus compromissos com o coletivo.

A avaliação do processo de aprendizagem será realizada de forma continua durante todo o ano letivo.

● INSTRUMENTOS

            O principal instrumento de avaliação no contra turno se dá por meio da interação entre monitor/aluno/colega. Nesta convivência diária que podemos avaliar o amadurecimento emocional e cognitivo dos educandos. As atividades diárias aprimoram suas habilidades e vão ao encontro dos objetivos estipulados.

● CRITÉRIOS

Cada aluno atinge os critérios de avaliação conforme os objetivos propostos para as atividades determinadas em sala de aula.

 

 

Cuidando da água

Os estudantes do Turno Integral B estão engajados no cuidado e preservação da água.

Diariamente, por meio de atividades práticas do cotidiano, pode-se observar maior valorização desse bem precioso. É através de atitudes simples, como fechar a torneira ao escovar os dentes ou não brincar com a água ao lavar as mãos que se faz a diferença ao passar dos dias.

Quando a reflexão é colocada na prática, os estudantes conseguem observar as mudanças que o ambiente sofre com a ação de todos nós e, com isso, passam a ter atitudes mais colaborativas com a sustentabilidade do planeta.

 

Aula prática no Laboratório de Ciências

As turmas do integral C e D participaram de uma aula prática muito interessante no Laboratório de Ciências. A intenção é despertar a curiosidade e o cuidado sobre o próprio corpo e o cuidado relacionado à higiene pessoal.

No microscópio, puderam observar como diversos micro-organismos estão presentes no nosso cotidiano. A partir disso, refletiu-se sobre a necessidade de manter o corpo e objetos de uso pessoal limpos.

Foi uma aula muita interativa e dinâmica, com troca de informação e muito aprendizado.

 

A Copa do Mundo 2018 na Rússia tem sido um dos assuntos mais comentados nesse momento.

Aproveitando essa motivação, a turma do Integral D apresentou um Desfile Temático sobre alguns países que sediaram as Copas do Mundo.

Em forma de linha do tempo, voltaremos para o ano de 1990.

 
  • Galeria de Fotos (191)
  • Vídeos (0)
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Nenhum vídeo disponível.
 
 
 
ATALHOS
   
   
EVENTOS - Novembro 2018
 
02/11/2018
Finados
15/11/2018
Feriado Proclamação da República
16/11/2018
16 - Feriado Ponte
20/11/2018
Dia da Consciência Negra
23/11/2018
Noite do Pijama - 1º Anos
24/11/2018
Feira de Ciências 2018
 
 
GALERIA DE FOTOS
 
 
 
 
 
A ESCOLA EDUCAÇÃO ALUNOS FAMÍLIA MATRÍCULAS
APM
Direção
Espaço Físico
Histórico
Horários de Atendimento
Onde Estamos
Proposta Pedagógica
Quem Somos
 
Educação Infantil
Ensino Fundamental I
Ensino Fundamental II
Turno Integral
 
Atividades Extra
Biblioteca
Calendário Escolar
Horários de Aulas
Laboratórios de Informática
Lista de Materiais
Planos de Trabalho
Uniforme Escolar
 
Projetos - Turmas
 
Informações
 
Escola Jesus Bom Pastor
Av. São Leopoldo, 458 Bairro São leopoldo - CEP: 95097-350
Caxias do Sul - RS
Fone: (54) 3213-3398
 
Desenvolvido por Ongate