NOTÍCIAS
 
04 Jul, 2018
Projeto Ler para ser, planejar para ler!

 

 

Quintana: (A leitura não muda o mundo quem muda o mundo, são as pessoas. A leitura só muda as pessoas).

 

 

 

 

 

Através dos registros escritos descobrimos e aprendemos culturas, histórias e hábitos diferentes, compreendemos a realidade, o sentido real das idéias, vivências, sonhos, etc.

Diante do fato, pode-se considerar a leitura como uma das mais importantes tarefas que a escola tem que ensinar, mas é importante ressaltar que para isso o professor deve ter consciência da necessidade, além de praticar com eficiência o hábito da leitura.

Durante a leitura descobrimos um mundo novo, cheio de coisas desconhecidas. O hábito de ler deve ser estimulado na infância, para que o indivíduo aprenda desde pequeno que ler é algo importante e prazeroso, assim com certeza ele será um adulto culto, dinâmico e perspicaz. Saber ler e compreender o que os outros dizem nos difere dos animais irracionais, pois comer, beber e dormir até eles sabem, é a leitura que proporciona a capacidade de interpretação.

Este projeto tem como maior objetivo promover a participação efetiva do aluno no projeto “Ler para ser, planejar para ler”, onde através do gesto concreto de escolher economizar para adquirir livros e formar sua própria biblioteca utilizando recurso próprio (economias do cofrinho). “Educar financeiramente uma criança é capacitá-la a fazer o melhor uso do dinheiro”. (fonte: http://www.capesesp.com.br/web/pep/educacao-financeira-para-criancas)

Objetivos específicos:

  1. Acentuar o prazer pela leitura;
  2. Desenvolver habilidades de linguagem oral e escrita e a capacidade de ouvir;
  3. Conhecer a importância dos diversos gêneros literários;
  4. Valorizar o acesso à leitura para os benefícios de conhecimento;
  5. Despertar a importância do consumo consciente, através da redução de gastos na escola e na família revertendo assim esse valor com a aquisição de livros;
  6. Utilizar o cofrinho e a caderneta do projeto como forma de organização financeira e incentivo para a compra de livros;
  7. Aproximar os autores dos leitores quando da visita do autor na escola;
  8. Reconhecer na leitura uma forma de desenvolver habilidades e ampliar conhecimentos;
  9. Utilizar a leitura despertando a prática de ler desenvolvendo este hábito necessário à aprendizagem e formação do ser.

A escola a fim de proporcionar aos educandos esta proximidade com os autores dos livros pré-selecionados pela Coordenação Pedagógica e Biblioteca e professores de cada seguimento de acordo com a faixa etária e interesse dos alunos. 

Logo estaremos divulgando os autores que nesse ano de 2018 estrão em nossa escola.

 

Os guarda-chuvas não se perdem, apenas trocam de mãos e esperam, com paciência, o momento de serem abertos e conversarem com a chuva. (Elaine Pasquali)

No dia 10/10/2018, tivemos o prazer de receber a autora Elaine Pasquali Cavion é formada em Letras e Literatura, nasceu e mora em Caxias do Sul (RS). Há muito tempo trabalha no universo da leitura. Publicou seu primeiro livro em 2009 e, desde então, não parou mais de escrever. O mestre dos guarda-chuvas é o seu terceiro título pela PAULUS

A autora afirma que a inspiração para escrever a obra veio de uma lembrança de sua infância: “Meu pai, motorista de táxi, com frequência encontrava um guarda-chuva, deixado por algum passageiro distraído pelo sol, que aparecia depois do aguaceiro. Assim, na minha casa habitavam os mais variados tipos, e eu ficava imaginando quem seriam seus donos e se sentiriam falta deles.”, diz Elaine Pasquali.

 

 

Respeitável público, o teatro vai começar...

Com grande alegria a escola Pastorinhas recebeu dia 05 de setembro, o artista e arte-educador Abraão Gouvea, com o espetáculo “O circo”, baseado na obra Roseana Murray, da editora Paulus.

A atividade contempla o projeto “Ler para ser, planejar para ler”!  Onde no primeiro semestre tivemos a visita do autor Jonas Ribeiro e nesse segundo semestre o teatro de marionetes. Em ambas atividades os alunos adquiriram os livros, realizaram a leitura e atividades pedagógicas relacionadas. 

 

No dia quatro de julho, a Escola Pastorinhas teve o prazer de receber a ilustre presença dos autores João Pedro Roriz e de Jonas Ribeiro. Ambos vieram prestigiar a culminância do projeto: “Ler para ser, planejar para ler! ”, autografando os títulos adquiridos pelos estudantes.

A hora de concretizar todo o esforço da economia do cofrinho e os trabalhos realizados em sala de aula, foi um momento muito descontraído, prazeroso e cheio de conhecimento.

O Autor João Pedro Roriz com os livros:  Gorrinho e Eros e Psique trabalhou no turno da manhã, com o Fundamental II e Jonas Ribeiro com sua alegria e disposição contagiante trabalhou com os alunos da Educação Infantil e Fundamental I. Os títulos trabalhados foram:: O Vaso de Orquídeas, Óculos de Biscoito, João, Maria e o Caminho e Uma dúzia de Histórias Divertidas.

Agradecemos a presença desses dois queridos autores e também a Editora Paulus em nome da assessora Adriana Bitencourt.

 

 

 
  • Galeria de Fotos (170)
  • Vídeos (0)
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Nenhum vídeo disponível.
 
 
 
ATALHOS
   
   
EVENTOS - Dezembro 2018
 
12/12/2018
12 - Entrega de Pareceres 3º e 4º Anos
13/12/2018
13- Entrega de Pareceres 5º Anos
15/12/2018
Conclusão 9º Ano - Ensino Fund. II
18/12/2018
Término do 3º Trimestre
18/12/2018
Encerramento Ano Letivo
19/12/2018
19-20 - Jornada Pedagógica turno manhã
21/12/2018
Encerramento Turno Integral
 
 
GALERIA DE FOTOS
 
 
 
 
 
A ESCOLA EDUCAÇÃO ALUNOS FAMÍLIA MATRÍCULAS
APM
Direção
Espaço Físico
Histórico
Horários de Atendimento
Onde Estamos
Proposta Pedagógica
Quem Somos
 
Educação Infantil
Ensino Fundamental I
Ensino Fundamental II
Turno Integral
 
Atividades Extra
Biblioteca
Calendário Escolar
Horários de Aulas
Laboratórios de Informática
Lista de Materiais
Planos de Trabalho
Uniforme Escolar
 
Projetos - Turmas
 
Informações
 
Escola Jesus Bom Pastor
Av. São Leopoldo, 458 Bairro São leopoldo - CEP: 95097-350
Caxias do Sul - RS
Fone: (54) 3213-3398
 
Desenvolvido por Ongate